FENATRAD participa de projeto “Reconstruindo o cuidado no pós-pandemia”

Publicada no dia 7 de março de 2023

A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Cleide Pinto, participou, nesta segunda-feira (6), de reunião do Programa de instalação do Conselho Consultivo Brasileiro do Projeto Comparativo Internacional “Who Cares? Reconstruindo o cuidado no pós-pandemia”. Ele é conduzido no Brasil pela Rede Interinstitucional e pluridisciplinar “Cuidados, Direitos e Desigualdades – CuiDDe”. O evento ocorreu no Auditório Elza Berquó, no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), em São Paulo.

A reunião foi iniciada com as boas-vindas da professora Nadya Araujo Guimarães, coordenadora do projeto, e Maurício Fiore, representante da diretoria do CEBRAP. Em seguida, Nadya Araujo Guimarães apresentou o projeto e suas linhas de trabalho.  A reunião foi finalizada com as considerações dos membros do Conselho sobre prioridades de estudos e produtos de maior impacto social, tendo em vista os desafios da realidade do cuidado no Brasil.

Segundo Cleide Pinto, o projeto convidou diversas entidades para realizar a pesquisa de campo, na modalidade online. “A intenção é iniciar a pesquisa com a direção das instituições e depois com os trabalhadores. Para a nossa categoria, achei a pesquisa fundamental, visto que fomos muito impactadas com a covid-19”.

Além da FENATRAD, estão participando do projeto diversas entidades, como, a Organização Internacional do Trabalho (OIT); Associação dos Cuidadores de Pessoas Idosas, de Saúde Mental e com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ); Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI; Fundação Arymax; Fundação Oswaldo Cruz; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Ministério das Mulheres; SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia; Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, dentre outras.

Compartilhe esta notícia: