Creuza Oliveira recebe homenagem do Projeto “Gente que Inspira”, do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

Publicado no dia 17 de março de 2023

Fotos: Paulo Sergio Lacerda Amorim

A presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Creuza Oliveira, recebeu, nesta quinta-feira (16), a homenagem da primeira edição do projeto “Gente que Inspira”, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A cerimônia foi realizada na sede do órgão, em Brasília.

Além de Creuza, foram também homenageadas a presidenta do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a desembargadora aposentada da Justiça do Trabalho, Anna Acker. 

A iniciativa, promovida pela Presidência do TST, visa a valorização da pluralidade cultural e da diversidade humana a partir de trajetórias e da atuação de pessoas que contribuem para promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Luta longa

Uma das principais lideranças e ativistas pelos direitos das trabalhadoras domésticas do Brasil e da América Latina, Creuza Oliveira destacou que, depois de muitas batalhas nos últimos 90 anos, desde que as mulheres passaram a ter direito ao voto no Brasil, é possível ver que “a luta valeu a pena”, mas é preciso continuar na batalha pela conquista de espaços.

A luta atual, para ela, passa pela justiça social e pelo julgamento justo para as mulheres negras que têm sido resgatadas do trabalho análogo ao escravo. “É preciso que haja justiça, sensibilidade e humanidade na hora de julgar os casos de trabalhadoras que passaram 50, 60 anos de sua vida trabalhando”, pontuou.

Com informações do TST

Confira o vídeo da trajetória de Creuza Oliveira:

Compartilhe esta notícia: