Nair Jane recebe Medalha Chiquinha Gonzaga, no Rio de Janeiro

Publicado no dia 20 de março de 2023

Na última sexta-feira (17), Nair Jane, trabalhadora doméstica aposentada, com 91 anos, um dos nomes mais importantes na luta pelas conquistas dos direitos da categoria no Brasil, recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A autora da proposição é a vereadora Luciana Boiteux (PSOL).

Além da sindicalista, a honraria foi entregue também para a yalorixá, educadora e jornalista Wanda Araújo, e à jornalista e pedagoga Sara York, mulher trans. “É uma honra poder homenagear essas mulheres de luta. Elas nos dão esperança para seguir lutando contra o machismo e todo tipo de opressão”, disse Boiteux.

Luiza Batista, coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), afirma que esta é uma justa homenagem a Nair Jane. “A nossa querida Nair Jane foi uma das interlocutoras na Constituição de 1988, junto com a companheira Lenira Maria de Carvalho, ambas estiveram com o deputado Ulisses Guimarães para lhe entregar as nossas pautas. É bem importante este resgate histórico. Nair é digna de todas as homenagens”, disse.

A sindicalista disse ainda que Nair Jane “é um dos nossos arquivos vivos, uma das mais antigas na luta. Uma mulher que, como Lenira e Creuza Oliveira, dedicou toda a sua vida à luta em prol das trabalhadoras domésticas. Devemos lhe prestar todas as homenagens para que ela sinta o reconhecimento do que é a sua vida de luta para todas nós”, frisou Luiza Batista.

Trajetória de Nair Jane

Nascida no Maranhão, Nair Jane é trabalhadora doméstica aposentada e sindicalista ainda em atividade. Mulher negra, babá desde os noves anos, cuja história de vida reflete a de milhares de outras domésticas.

Nos anos 1960, vinculou-se à Juventude Operária Católica (JOC) e tornou-se presidenta da Associação Profissional das Empregadas Domésticas do Rio de Janeiro. No início da década de 1970, participando de sua transformação em sindicato, do qual se tornaria a primeira presidenta, em 1988.

Participou ainda da formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e foi uma das fundadoras da Confederação Latino-Americana e do Caribe das Trabalhadoras Domésticas, em 1988, e do sindicato da categoria na Baixada Fluminense.

Medalha

A Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga é conferida a mulheres que militam em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais.

Compartilhe esta notícia: