Sindicatos realizam atividades em celebração ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica

Publicado no dia 28 de abril de 2023

Diversos sindicatos filiados à FENATRAD realizaram atividades alusivas ao Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, celebrado no dia 27 de abril.

Confira:

Acre

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Acre (SINDOMÉSTICO/AC) realizou roda de conversa, nesta quinta-feira (27), sobre “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”. O evento contou com a presença da psicóloga Ana Cristina Vale, da enfermeira Isis Maciel, da advogada Mary Barbosa e da presidenta da entidade, Ana Maria.

Bahia

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) promoveu, nesta quarta-feira (26), uma Roda de Diálogo, em comemoração ao dia 27 de abril dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas. O tema foi “O Trabalho Doméstico Escravo”.

O evento reuniu as turmas de Mata Escura e Valéria do Projeto “(Re) Construindo Futuros pela Igualdade”, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Transporte (SETRE/ FUNTRAD).

Pernambuco

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pernambuco (SINDOMÉSTICAS/PE) realizou, neste domingo (23), o seminário ‘Direitos das Trabalhadoras Domésticas’. Foram abordadas a Lei 5.859/1973 e a PEC 72/2013, e quais foram as mudanças que esses marcos legais trouxeram para a categoria. O evento ocorreu no Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), em Recife.

Nova Iguaçu/RJ

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Nova Iguaçu (SINDOMÉSTICAS), realizou, na quarta-feira (26), uma sessão de cinema com o documentário de Nair Jane.  Nos intervalos de cada sessão ocorreram debates com diretoras e trabalhadoras filiadas.

Rio de Janeiro

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro (STDRJ) realizou uma Roda de Conversa sobre “Economia do Cuidado e Trabalho Doméstico no Brasil”, nesta quinta-feira (27).

Sergipe

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Sergipe (SINDOMÉSTICO/SE) promoveu, nesta quinta-feira (27), debates sobre o Combate à Violência contra a Mulher, além da palestra sobre direitos e deveres previdenciários da trabalhadora doméstica.

São Paulo

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP) entregou alguns “mimos” para as trabalhadoras que passaram na sede, na Barra Funda. A atividade oficial pelo Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas vai ocorrer no dia 30 de abril.

Campina Grande

Diretoras da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande estiveram no Terminal de Integração, no centro de Campina Grande, fazendo panfletagem e distribuição de material informativo da campanha sobre trabalho doméstico, direitos trabalhistas, previdenciários, direitos sociais e das mulheres.

No dia 23 de abril foi realizada uma roda de conversa com o tema “Economia do Cuidado e Valorização do Trabalho Doméstico”, na sede da associação, para as trabalhadoras domésticas mensalistas ou diaristas.

Maranhão

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Maranhão (SINDOMÉSTICO/MA) e secretária de Políticas para Mulheres da FENATRAD, Maria Isabel Castro Costa, concedeu entrevista, nesta quinta-feira (27), ao jornal local, Hora D, com Sérgio Murilo, sobre a luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas.

Amapá

O Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado do Amapá (Sindomésticas/Amapá) realizaram palestras sobre saúde mental, saúde bucal e direitos trabalhistas. Os participantes contaram com testes rápidos de HIV, SÍFILIS e HEPATITE B, além de sessões de massoterapia.

Compartilhe esta notícia: