Publicado no dia 18 de maio de 2023
A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Cleide Pinto, participa do 3°Encontro Intersetorial no Brasil, que começou na terça-feira (16), e ocorre até hoje (18), no Hotel Comfort Suítes Brasília, em Brasília. O evento é promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (WIEGO).
O encontro debate as demandas de diversas categorias de trabalhadores, além dos trabalhadores informais como, catadores, camelôs, entre outros.
“Nos unimos para reivindicar os nossos direitos junto às instituições, como a Câmara dos Deputados e o Ministério Público do Trabalho. Fizemos uma carta com as pautas de cada categoria e a entregamos para alguns parlamentares, com o intuito de criar uma Frente Parlamentar”, disse Cleide Pinto.
O encontro realizou, na terça-feira (16), uma plenária na Câmara de Deputado sobre “A Conjuntura Internacional”, pauta dos trabalhadores da economia informal na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nesta quarta-feira (17), ocorreu a visita à Cooperativa de Catadores de Brasília, além da palestra sobre “Economia do Cuidado”, com Laís Wendel Abramo, socióloga, mestre e doutora em sociologia pelo Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
Nesta quinta-feira (18), terá uma discussão sobre a Criação de Campanha sobre a Recomendação 204, a construção de um documento comum com demandas dos setores e o encerramento.
Estiveram presentes também no encontro as seguintes diretoras da FENATRAD: Quitéria da Silva Santos, Maria Aparecida Marques Dantas Santos, Lucia Helena Conceição de Souza e Diana Soliz Soria de Garcia.