Em VT, Cleide Pinto, secretária-geral da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO), fala sobre a necessidade de Ratificação da Convenção 189, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em todos os países da América Latina. A Convenção é um marco histórico para assegurar o direito a um trabalho digno para a categoria.
Cleide Pinto também é coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD). A federação, a Themis – Gênero Justiça e Direitos Humanos e a Care promoveram o “Encontro Regional Tecnologia para a Justiça Econômica das Mulheres”, com o objetivo de dialogar sobre a Convenção 189 da OIT. O evento ocorreu em Porto Alegre, teve início nesta segunda-feira (12), e terminou ontem (16). O encontro contou com o apoio da Cummins.
Secretárias-gerais da CONLACTRAHO
No dia 07 de maio deste ano, Cleide Pinto (Brasil), e Elena Pérez (República Dominicana) foram eleitas secretárias-gerais da CONLACTRAHO, durante o VIII Congresso da entidade, em São Paulo. O mandato será de quatro anos. Duas mulheres na coordenação da entidade é um fato inédito.
Na ocasião, Cleide Pinto afirmou que a FENATRAD está na CONLACTRAHO desde a sua fundação. “O nosso plano com a CONLACTRAHO é legalizar todos os documentos para não se perder uma luta de 30 anos. Isso será realizado através de um corpo jurídico”, afirmou.