Publicado no dia 8 de agosto de 2023
A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Cleide Pinto, e a secretária de Formação Sindical, Chirlene dos Santos Brito, estiveram, do dia 1º ao dia 7 de agosto, em Boa Vista, no estado de Roraima, promovendo diversas ações para debater os direitos trabalhistas da categoria. O evento contou com o apoio da ONU Mulheres.
Durantes os dias, as diretoras da FENATRAD e representantes da ONU Mulheres, se reuniram com a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Roraima, movimentos sociais, comunidades, coletivos de mulheres imigrantes e realizaram ações como, panfletagens, rodas de conversas e palestras em escolas do Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“A nossa missão foi debater sobre os nossos direitos trabalhistas e previdenciários. Além de conscientizar e fortalecer a luta das trabalhadoras domésticas no Estado. Conversamos também a respeito das condições precárias de trabalho em que vivem as companheiras imigrantes”, disse Cleide Pinto.
Chirlene Brito afirmou que “mesmo tendo conquistado alguns direitos, a nossa classe trabalhadora ainda não chegou à equiparação. A luta da FENATRAD é contínua no combate às desigualdades, discriminações e a desvalorização do trabalho doméstico remunerado”.