Publicado no dia 21 de setembro de 2023
A coordenadora-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, e diretoras e o diretor da entidade, participaram da abertura do 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT), na noite desta quarta-feira (20). Com o tema “Reconstruindo o Brasil”, o evento continua até sábado (23), na cidade de Guarulhos, em São Paulo.
Segundo a entidade, mais de 350 trabalhadores e trabalhadoras no comércio e serviços de todo o Brasil, representantes de 120 sindicatos e federações estão presentes no evento.
Além do presidente da Contracs, Julimar Roberto, a mesa da solenidade também contou com a presença da vice-presidenta nacional da Central Única dos Trabalhadores e presidenta da Contraf, Juvandia Moreira; do presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart; do secretário nacional de Administração e Finanças da CUT, Ariovaldo de Camargo; do secretário Nacional Adjunto de Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais da Central, Milton Rezende; do secretário regional da Uni Américas, Márcio Monzane; do presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Loricardio de Oliveira; do presidente da Confederação Nacional do Ramo Químico, Geralcino Santana, e da secretária de Mulheres da Contracs, Mara Feltes.
Na programação, são destaques temas como organização sindical e as reformas trabalhista e previdenciária.
“Foi uma abertura muito importante, onde foi reforçado o compromisso da Contracs-CUT de continuar defendendo a classe trabalhadora, além de buscar a reconstrução do país, apoiando o governo do presidente Lula que de forma rápida já mudou muita coisa, visto a destruição que ocorreu no governo anterior”, informou Luiza Batista.
Além de Luiza Batista, demais diretoras e diretor da FENATRAD estão presentes, como Cleide Pinto, coordenadora de Atas; Francisco Xavier, coordenador de Finanças; Chirlene Brito, secretária de Formação Sindical; e as conselheiras fiscais Valdelice de Jesus Almeida e Ana Maria Correia do Nascimento.
A categoria das trabalhadoras domésticas está representada também por presidentas dos sindicatos filiados, como Maria Izabel Monteiro, do Rio de Janeiro; e Maria Luiza Araújo, do Piauí; dentre outras.
Com informações da Contracs-CUT