Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços ocorreu em Guarulhos
Durante o 11º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS/CUT), foi definido que a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) está com uma cadeira na Direção Executiva da entidade. Valdelice de Jesus Almeida, presidenta do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão (SINDOMÉSTICO-MA), foi escolhida para a Direção Executiva, na Secretaria de Políticas Sociais. E Maria Luiza de Araújo, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Piauí (SINTRADOMÉSTICOS/PI), pela Articulação de Esquerda (AE), foi escolhida como suplente do Conselho Fiscal da CONTRACS/CUT.
Com o tema “Construindo o Brasil”, o evento teve início no último dia 21 e o encerramento ocorreu neste sábado (23), na cidade de Guarulhos (SP). Na programação, foram destaques temas como organização sindical e as reformas Trabalhista e Previdenciária. Julimar Roberto foi reeleito presidente da CONTRACS/CUT, com um mandato até 2026.
Participaram do congresso 348 delegados e delegadas representando trabalhadores e trabalhadoras no comércio e serviços de todo o Brasil. E representantes de 120 sindicatos e federações estiveram presentes no evento.
A coordenadora-geral da FENATRAD, Luiza Batista, classifica a escolha da entidade na Direção Executiva como “um ganho político e o reconhecimento do trabalho da federação”. Segundo ela, “a CONTRACS/ CUT defende a classe trabalhadora, além de buscar a reconstrução do país, apoiando o governo do presidente Lula que de forma rápida já mudou muita coisa, visto a destruição que ocorreu no governo anterior. Somos fortes. Somos CUT”.
Além de Luiza Batista, demais diretoras e diretor da FENATRAD estiveram presentes, como Cleide Pinto, coordenadora de Atas, Francisco Xavier, coordenador de Finanças; Chirlene Brito, secretária de Formação Sindical; e Ana Maria Correia do Nascimento, conselheira Fiscal da federação. Aparecida e Glória Rejane da Silva Santos também representaram a FENATRAD no congresso.
A FENATRAD e a categoria das trabalhadoras domésticas esteve representada também por dirigentes dos sindicatos filiados, como Edilene, do sindicato de Pernambuco; Maria Izabel Monteiro, do Rio de Janeiro; Edna, do sindicato de Nova Iguaçu; Ana Maria, do sindicato do Acre; Marinete, do sindicato do município de São Paulo; Aparecida, do sindicato do município de Campinas; e Quitéria, do sindicato de Sergipe. Também estiveram presentes representações da Paraíba e da Bahia.