Publicado no dia 27 de setembro de 2023
A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e diretora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado de Pernambuco (SINDOMÉSTICAS/PE), Luiza Batista, participou, nesta terça-feira (26), da Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A homenagem foi proposta pelos deputados estaduais João Paulo, Doriel Barros e Rosa Amorim, todos do PT.
Na ocasião, Luiza Batista ressaltou a importância da CUT e informou que a categoria das trabalhadoras domésticas foi uma das primeiras a se filiar à Central, em Pernambuco, no ano de 1983. “Na época ainda não éramos sindicato e sim associação. A luta das trabalhadoras domésticas ajudou a fundar a CUT de Pernambuco. As companheiras Lenira, Nila e Eunice tiveram uma importante participação”, disse.
Sobre
Fundada no dia 28 de agosto de 1983, em plena ditadura militar, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), a CUT, maior central sindical da América Latina e quinta maior do mundo, foi instrumento determinante nos avanços conquistados pela classe trabalhadora e pela redemocratização do país ao longo dos seus 40 anos. Além disso, foi responsável por encabeçar a luta pela construção de um modelo de organização sindical que representasse de fato os anseios e as reivindicações de trabalhadores e trabalhadoras.
Com informações da CUT.