Publicado no dia 9 de outubro de 2023
A coordenadora geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, concedeu entrevista à Rádio Universitária FM (99,9), de Pernambuco, sobre o Título de Doutora Honoris Causa que será concedido à presidenta de honra da entidade, Creuza Oliveira.
A honraria será outorgada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 24 de novembro, às 18h, na Reitoria. Creuza Oliveira será a primeira trabalhadora doméstica a receber a homenagem.
De acordo com Luiza Batista, o Título à Creuza Oliveira ficará na história da categoria. “A nossa presidenta de honra foi quem estava à frente da FENATRAD no momento que foi aprovada a Convenção 189, que foi aprovada a PEC 72/2013, a lei complementar 150, e para mim é uma honra muito grande ser a sucessora dela. Só que a experiência de Creuza é inatingível”, disse.
A coordenadora geral da FENATRAD ainda ressalta a história de luta de Creuza Oliveira. “É a primeira vez que uma mulher negra, trabalhadora doméstica, recebe o Título de Doutora Honoris Causa. Para nós, é um momento histórico a decisão da Academia, que cada vez mais tem olhado para as dirigentes sindicais, ouvindo a nossa fala e entendendo a importância do trabalho doméstico na vida das pessoas. Como a Creuza Oliveira fala: ‘Esse Título é da categoria’. Então, eu me sinto contemplada com este reconhecimento e decisão histórica da UFBA. Esta honraria é fruto de muita luta e muito trabalho. A defesa incansável que ela mantém sobre a nossa categoria”, informa Luiza Batista.
Ao final da entrevista, Luiza Batista parabeniza Creuza Oliveira, a categoria e a luta, “que está mostrando o papel social do trabalho doméstico, nos tirando da invisibilidade”, concluiu.