Publicado no dia 19 de outubro de 2023
A Campanha “Na Luta Por Dignidade”, em parceria com o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão (SINDOMÉSTICO/MA) e o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo e Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), foi lançada, nesta terça-feira (17), no Centro de Referência da Mulher Negra Ana Sílvia Cantanhede, no Centro, em São Luís.
O objetivo da Campanha é conscientizar mulheres de que o trabalho análogo à escravidão é crime.
Na ocasião, a professora Flávia Moura, do Departamento de Comunicação Social e pesquisadora da UFMA, apresentou a produção realizada pelos estudantes sob a sua orientação, como conteúdo para redes sociais e spots para rádios, que alertam sobre as violações e trazem relato de vivências de algumas trabalhadoras.
Durante o lançamento, também foi divulgado o primeiro episódio do podcast ‘Abolicionistas Modernas’, que conta a história de Maria Isabel Castro, secretária de Políticas para Mulheres da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e diretora do SINDOMÉSTICO/MA. Todo material está disponível no Spotify, no perfil do grupo de pesquisa (getecom_ufma).
Estiveram presentes, a presidenta do SINDOMÉSTICO/MA, Valdelice de Jesus Almeida, além de outras trabalhadoras domésticas associadas, representantes do poder público, sociedade civil, e estudantes.