Publicado no dia 9 de novembro de 2023
A secretária de Políticas para as Mulheres da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Maria Isabel Castro Costa, participou do I Seminário Estadual Saúde, Democracia e Diversidade – Construindo Caminho para a Equidade na Atenção Primária. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), ocorreu na terça-feira (7), e na quarta-feira (8), no Palácio Henrique de La Roque, no bairro do Calhau, em São Luís/MA.
Na ocasião, foi lançada a Política Estadual de Saúde Integral LGBTI+, com o objetivo de subsidiar o avanço da equidade na atenção à saúde da população LGBTI+ e no combate à LGBT fobia.
A Política reafirma o compromisso do SUS com a universalidade, a integralidade e com a efetiva participação da comunidade. Por isso, contempla ações voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, além do incentivo à produção de conhecimentos e o fortalecimento da representação do segmento nas instâncias de participação popular.
Nos dois dias, foram abordados os temas “Avanços e Desafios das Políticas de Equidade no Maranhão”; as “Políticas de Promoção e Acesso a Equidade na Perspectiva da Atenção Primária em Saúde”; a “Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”; as “Políticas de Equidade na percepção dos Movimentos Sociais”, entre outros.
Durante o evento, Maria Isabel Castro Costa entregou ao coordenador de Atenção à População Negras, do Ministério da Saúde, Marcos Moreira da Costa, a cartilha da FENATRAD com o Plano de Lutas, criada no último Congresso da categoria.
Com informações da SES.