Cleide Pinto participa da 68ª sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW68)

A secretária-geral da Confederação Latino-americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO) e coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FEANTRAD), Cleide Pinto, participa da 68ª sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW68), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), na sede da entidade, em Nova Iorque.

O evento teve início nesta segunda-feira (11), e segue até o dia 22 de março. Este é o maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O tema é “Acelerando a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, abordando a pobreza e fortalecendo instituições e financiamento com uma perspectiva de gênero”.

Nesta quinta-feira (14), Cleide Pinto esteve presente no evento paralelo no âmbito da CSW, organizado pelo Ministério das Mulheres, que promoveu o debate sobre “Caminhos para igualdade de gênero – Políticas de Cuidado e Igualdade Salarial”, que contou com a participação da Cida Gonçalves, da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva e da deputada Federal Benedita da Silva (PT).

Na ocasião, Cleide Pinto ressaltou o apoio da deputada Benedita da Silva na luta das trabalhadas domésticas. “A Benedita sempre acompanhou a nossa Federação. Não desistimos nos espelhando na Bené. E quando a gente precisa ela está lá. Ela chegou aonde chegou porque não desistiu, como mulher negra e ex-trabalhadora doméstica”, disse.

Solidarity Center

Cleide Pinto participou também do evento paralelo promovido pelo Solidarity Center, com o tema “Organizações de Base de Trabalhadores Equalizando Forças na busca pela Igualdade de Gênero”.

68ª CSW

A Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) foi criada em 1946 e é a principal instância da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada exclusivamente a promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo.

Este evento anual, realizado sempre no mês de março, que celebra o Dia Internacional das Mulheres, é o segundo mais significativo em Nova Iorque após a sessão inaugural da Assembleia Geral da ONU. A CSW congrega mais de 10 mil representantes de Estados-membros, entidades da ONU e ONGs credenciadas, focando na deliberação de temas críticos para os direitos das mulheres e igualdade de gênero.

A 68ª CSW tem como tema central “Acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, enfrentando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero”.

Compartilhe esta notícia: