Publicado no dia 26 de março de 2024
A diretora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão (SINDÓMESTICO-MA) e secretária da Mulher da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Maria Isabel Castro, participou, na última sexta-feira (22), do I Encontro Estadual do Levante Feminista Contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio, que ocorreu no Cresol, Centro de São Luís/MA.
O evento teve o objetivo de propor novas ações junto aos poderes públicos e encaminhamentos para o I Encontro Nacional, em Brasília.
Na ocasião, houve uma palestra ministrada por Analba Teixeira.
Para Maria Isabel, o evento foi um momento de muito aprendizado e trocas entre as ativistas. “Somos as grandes vítimas deste sistema de violência. Ainda vivemos no Brasil uma cultura do machismo muito arraigado. E a consequência disso é a violência contra a mulher e o feminicídio. Dentro deste contexto, quem mais sofre são as mulheres negras, com marcadores de vulnerabilidades sociais e econômicas”, disse.
“Precisamos acabar com este número assustador. A cada minuto uma mulher é morta, é estuprada e violentada. A sociedade precisa olhar para isso e tomar uma atitude urgente”, frisou Maria Isabel Castro.
Participaram também do Encontro, a diretora do SINDÓMESTICO-MA, Maria das Mercês, e as colaboradoras, Maria do Carmo e Dalila.