Publicado no dia 10 de abril de 2024
A diretora de Articulação Sindical da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Lucia Helena Conceição de Souza, participou do Seminário “Cuidado como Trabalho, Cuidado como Direito”, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio de seu GT de Políticas de Cuidado. O evento ocorreu nesta terça-feira (9), no Plenário 14 da Câmara dos Deputados.
O seminário foi o primeiro evento promovido pelo GT de Políticas de Cuidado e visa o aprofundamento do debate acadêmico e político acerca da temática do cuidado.
Na ocasião, foram discutidas perspectivas teóricas e práticas, bem como políticas públicas e proposições legislativas voltadas para o reconhecimento do cuidado como trabalho e como direito fundamental.
O GT é coordenado pela deputada Iza Arruda (MDB/PE) e tem como relatora a deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP), além de contar com mais 31 deputadas colaboradoras.
Cuidado como Trabalho
Lucia Helena Conceição de Souza fez parte da Mesa que debateu o ‘Cuidado como Trabalho’. O painel foi mediado pela deputada Gisela Simona (UB/MT). A Mesa foi composta também por Vinícius Pinheiro (OIT), Nana Lima (Think Olga), Ana Luiza Barbosa (IPEA) e Camila Fernandes (UFRJ).
“O trabalho doméstico não é valorizado no Brasil. E o nosso cuidado é muito amplo. Cuidamos da casa, da criança, dos idosos, dos animais, das plantas, cuidamos da alimentação, lavamos a roupa. Tudo isso nos demanda uma responsabilidade muito grande. Sem falar na remuneração que é muito ruim. Estamos aqui enquanto FENATRAD defendendo o direito da cuidadora. A nossa luta é árdua, apesar dos direitos adquiridos, ainda precisamos lembrar que somos uma categoria”, disse Lucia Helena Conceição de Souza.
Com informações da Câmara dos Deputados