Presidente Lula ressalta, em seu discurso, “olhar especial para o mundo do trabalho doméstico”
A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e secretária Geral da Confederação Latino-americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO), Cleide Pinto, está em Genebra, na Suíça. E além de participar de eventos paralelos, ela está acompanhando a Conferência da OIT.
Em seu discurso na OIT, o presidente Lula ressaltou o Plano Nacional de Cuidados, que está sendo realizado no Brasil e conta com a participação da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD). Essa proposta, desenvolvida em conjunto pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério do Meio Ambiente (MM), pretende garantir o direito ao cuidado para todas as pessoas que necessitam, reconhecendo e enfrentando as desigualdades estruturais da sociedade brasileira, incluindo gênero, classe, raça, etnia, deficiência e idade.
“Olhar especial para o trabalho doméstico e combate às formas contemporâneas de escravidão”, diz Lula na OIT
Em seu discurso, ontem (13), na OIT, o presidente Lula ressaltou que “o Governo Federal retomou políticas de valorização do salário mínimo, de erradicação do trabalho infantil e de combate a formas contemporâneas de escravidão. “Também estamos formulando um Plano Nacional de Cuidados que considera as desigualdades de classe, gênero, de raça, idade, deficiências e territórios, com olhar especial para o mundo do trabalho doméstico. Temos uma política forte de geração de emprego e de reindustrialização do país, com responsabilidade fiscal”, relatou.
Coalizão Global Pela Justiça Social
A Coalizão Global para a Justiça Social é uma iniciativa da OIT e busca coordenar esforços de seus membros e de outros parceiros internacionais para a promoção da agenda de trabalho decente e o enfrentamento das desigualdades sociais. A coalizão está sendo elaborada na Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra, na Suíça.
Cleide Pinto acompanhou a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva na conferência. “A participação do Governo do Brasil e da FITH, inclusive, através de emendas, para a Economia do Cuidado, está sendo muito importante e incrível para a categoria das trabalhadoras domésticas. Também foi muito importante o presidente Lula ter citado as trabalhadoras domésticas no seu discurso”, disse Cleide Pinto.
Em seu discurso, Lula disse que “nunca a justiça social foi tão crucial para a humanidade”.
Confira, na íntegra, o discurso do presidente Lula: