Publicada no dia 28 de agosto de 2024
A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e secretária-geral da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (Conlactraho), Cleide Pinto, participou, nesta terça-feira (27), da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS). O evento foi realizado na modalidade virtual.
Durante o painel “Trabalho Doméstico e Cuidados Comunitários”, no ciclo “Visões sobre a Segurança Social em Comunidades Afrodescendentes”, Cleide Pinto abordou temas relativos à realidade das trabalhadoras domésticas na América Latina.
Ela destacou que o trabalho doméstico, historicamente associado a mulheres negras, ainda enfrenta enormes desafios, como a falta de reconhecimento e direitos trabalhistas. “Somos nós que cuidamos das casas, das crianças e dos idosos, mas quem cuida de nós?”
Cleide Pinto ainda reforçou a necessidade urgente de políticas públicas que garantam igualdade de direitos, acesso à proteção social e salários justos. Somente com a assinatura da carteira de trabalho e igualdade plena com as demais categorias será possível alcançar a verdadeira justiça social para essas trabalhadoras.
Sobre
A Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS) foi fundada em 1942, é uma organização internacional técnica e especializada, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da proteção e segurança social na América. (Fonte: https://ciss-bienestar.org/).