Nos dias 1º a 3 de novembro, vai ocorrer a aula inaugural e o primeiro módulo do programa Trabalho Doméstico Cidadão, no Centro de Formação e Lazer do SINDSPREV, em Recife.
O TDC está na sua segunda edição, e é realizado, em parceria, pelo Ministério das Mulheres, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O programa promove a formação e qualificação técnica das trabalhadoras domésticas, com o objetivo de fortalecer suas organizações representativas e, assim, garantir a efetivação de direitos sociais e trabalhistas.
O evento contará com a presença das 150 inscritas no programa, de 13 estados, dos 20 sindicatos e associações da FENATRAD.
Lançamento
O lançamento do TDC ocorreu no dia 16 de abril de 2024, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento reuniu diversas autoridades, dentre elas, a vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva, e a coordenadora de Atas da Fenatrad, Cleide Pinto.
A primeira edição do programa foi lançado no ano de 2006. A nova versão prevê o aumento da escolaridade das trabalhadoras domésticas com Educação para Jovens e Adultos (EJA); cursos de qualificação profissional; formação política de lideranças e letramento racial e acesso das trabalhadoras domésticas a políticas públicas de cuidados, como o acesso especial a creches e políticas habitacionais. Como o Minha Casa, Minha Vida feito só para as trabalhadoras domésticas.