A Coletiva de Mulheres Creuza Oliveira realizou, em parceria com a Secretaria de Relações de Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Bahia), a Roda de Conversa sobre “Precarização das Relações de Trabalho Doméstico”, neste domingo (21), na sede da Coletiva, no bairro da Mata Escura, em Salvador.
A ação faz parte das atividades em alusão ao Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, comemorado no dia 27 de abril.
O evento contou com a participação da secretária Relações de Trabalho da CUT/BA, Maria Madalena de Oliveira Firmo (Leninha), da presidenta do Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os) da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA), Milca Martins, e representantes da Coletiva de Mulheres Creuza Oliveira dos bairros da Mata Escura, Jardim Santo Inácio e Calabetão, entre outros.
“Foi muito importante fazermos este trabalho em parceria com a CUT para trazermos as demandas da comunidade para a entidade. Além disso, mostrar a elas que existe uma central que luta pelos nossos direitos garantidos por lei”, disse Milca Martins.
VT com Laudelina de Campos Melo
Na ocasião, foi exibido um VT com a trabalhadora doméstica Laudelina de Campos Melo. Ela criou, em 1936, a primeira associação de trabalhadoras domésticas do Brasil.
No filme, a sindicalista afirma que todas as categorias de trabalhadores deveriam se unir para lutar em conjunto.