Publicado no dia 29 de julho de 2024
A coordenadora de Atas da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e coordenadora-geral da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO), Cleide Pinto, esteve presente na 10° Marcha das Mulheres Negras, que ocorreu neste domingo (28), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
A marcha é organizada pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras e realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado na última quinta-feira (25).
“A importância de nós trabalhadoras domésticas estarmos nesta Marcha é porque mais de 90% da categoria é representada por mulheres negras. Temos que estar sempre ocupando esses espaços. Além disso, o movimento nos possibilita reivindicar o nosso lugar na política. Não queremos só limpar as casas, mas ocupar todos os espaços”, disse Cleide Pinto.
Participou também a líder sindical, representante da categoria das trabalhadoras domésticas, Nair Jane de Castro Lima, aos 92 anos. Além de representantes do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Volta Redonda (SINDOMÉSTICA/Volta Redonda) e do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu (SINDOMÉSTICA/Nova Iguaçu).