Creuza Oliveira ministra palestra sobre ‘Desafios e Ética do Cuidado’ na 13ª edição do Seminário Internacional Fazendo Gênero

Publicado no dia 2 de agosto de 2024

A presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), secretária de Formação Sindical e de Estudos do SINDOMÉSTICO/BA e coordenadora geral do Instituto de Educação e Cultura 27 de Abril (IEC), Creuza Oliveira, é uma das palestrantes da 13ª edição do seminário internacional Fazendo Gênero, que ocorre, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre os dia 29 de julho e 2 de agosto.

O tema da edição de 2024, a primeira presencial pós-pandemia, é “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”.

O evento engloba a realização de quatro conferências, 45 mesas-redondas, 184 simpósios temáticos, 2.800 comunicações orais, 200 pôsteres, além de uma tenda temática, feiras, minicursos, oficinas e a Marcha Mundo de Mulheres.

Creuza Oliveira participou da mesa sobre Desafios e Ética do Cuidado. “Me sinto muito honrada de poder fazer parte de um evento tão grandioso. Esse é o maior congresso de estudos de gênero da América Latina e trazer o tema do cuidado e do trabalha doméstico é muito relevante”, disse a sindicalista.

 Sobre

O Fazendo Gênero (FG) acontece desde 1994 e passou a assumir caráter internacional a partir de 2000. A ideia é promover um ambiente de interlocução artística, ativista e afetiva, tendo a questão de gênero como foco do evento. A universidade é promotora do evento, por iniciativa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), ao lado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O IEG é um centro de excelência interdisciplinar reconhecido no Brasil e no mundo, que há 19 anos estuda as questões de gênero e feminismos, articulando redes locais e internacionais de pesquisadoras, ativistas e artistas.

Com informações do site da UFSC.

Compartilhe esta notícia: