Especialistas sobre trabalho discutiram o tema em Porto Alegre

Reunindo especialistas sobre Trabalho em Porto Alegre, o V Seminário Internacional Mundos do Trabalho aconteceu entre 26 e 28 de setembro e incluiu questões ligadas à escravidão, movimentos sociais e sindicatos.

Promovido pelo GT Mundos do Trabalho em conjunto com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também tratou de reformas nas legislações trabalhistas na Argentina e no Brasil, sindicatos em tempos de ditadura, mulheres no mundo do trabalho e mundo pós-abolição.

Ernestina Pereira, presidenta do Sindoméstico Pelotas/RS participou representando a categoria de trabalhadoras domésticas palestrando sobre a história da luta política e jurídica das trabalhadoras domésticas pelo Estatuto do trabalhador. A mesa contou com o professor Maciel Carneiro, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPe), e a pesquisadora Louisa Acciori, da London School of Economics and Political Science (LSE).

“Falei sobre a história do movimento das trabalhadoras domésticas e a luta por direitos iguais. Relembrei a importância do respeito e tratamento dignos à categoria, contextualizando com os patrões que ainda não cumprem com suas obrigações legais”, disse Ernestina sobre sua participação no Seminário.

“Faço parte do Sindoméstico desde 1997 e tenho mais de 40 anos de profissão. Estou nessa luta para que todos tenham condições melhores. O que eu quero para mim quero para todas as trabalhadoras domésticas”, finalizou Ernestina.

IMG-20180928-WA0017

Compartilhe esta notícia: