“Desafios para a Promoção do Trabalho Decente no Trabalho Doméstico”. Este foi o tema de uma atividade que ocorreu entre os dias 26 e 27 de abril, no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em comemoração ao Dia das Trabalhadoras Doméstica (27 de abril). O evento contou com a participação de Luiza Batista e Creuza Oliveira, respectivamente presidenta e secretária-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).
Na ocasião, foi apresentado os módulos de formação elaborados pela OIT, Solidarity Center e FENATRAD.
Já no dia 27 ocorreu uma análise de conjuntura e logo após uma palestra de Cleide Pereira Pinto, secretária de Formação do CNTD (Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos). E à tarde ocorreram trabalhos de grupo e a visita da consulesa do México em Pernambuco, Iara Dubeaux. Ela parabenizou a categoria pela luta e resistência. Também foi reforçado o apoio à campanha #LULALIVRE.
O evento contou com a participação da representação do mandato do deputado federal Carlos Veras (PT), deputada estadual Tereza Leitão (PT) Bethânia Ávila, socióloga do SOS Corpo, Luana Pinheiro, representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Jana Silverman, representante do Solidarity Center, Anne Posthuma, especialista em Política de Mercado de Trabalho e Emprego da OIT/Brasil, Ana Carolina Querino, representantes da ONU MULHERES, Martin Hahn, diretor do Escritório da OIT no Brasil, e Francisco Xavier, tesoureiro da FENATRAD.
A FENATRAD faz um agradecimento especial a Expedito Solaney, diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que apoiou a realização do evento.